Quem Somos
Somos uma rede de pesquisadores, professores, técnicos, agricultores e estudantes cujo principal objetivo é promover a conservação, manejo e uso da agrobiodiversidade por meio de projetos que integram ações e atividades de pesquisa, ensino e extensão.
Breve Histórico
​
O Grupo foi criado em 2016 a partir da iniciativa de três pesquisadores, Natália Almeida - Flaviane Malaquias Costa - Rafael Vidal, cujo o objetivo inicial era formalizar a parceria de trabalho iniciada em 2011 e também para que os pesquisadores pudessem, desde suas instituições, desenvolver e executar o Projeto Raças de Milho das Terras Baixas da América do Sul. A medida que as atividades do Projeto foram avançando concomitantemente foi se formando uma Rede de Pesquisa Colaborativa. Ao longo desses 7 anos, os pesquisadores desenvolveram, em parceria com outros pesquisadores e instituições, diversos projetos relacionados à conservação de variedades crioulas.
Linhas Temáticas de Atuação
O grupo tem como proposta de trabalho desenvolver e incentivar ações de pesquisa, ensino e extensão, a partir de quatro eixos temáticos:
​
1. Evolução e Domesticação de Plantas
2. Conservação de Recursos Genéticos Vegetais
3. Agrobiodiversidade e Agroecologia
3. Melhoramento Genético Participativo
​