O Ministério do Meio Ambiente do Peru (MINAM), em colaboração com a Universidad Nacional Agraria La Molina (UNALM), organizou o “Seminario y taller internacional: Clasificación racial de la diversidad del maíz Peruano con fines de bioseguridad”, como uma resposta programática para a conservação e o uso sustentável da diversidade do milho no Peru. O evento internacional, realizado na cidade de Lima, no período de 10 a 12 de agosto de 2016, foi realizado com o intuito de convidar pesquisadores científicos nacionais e internacionais de instituições acadêmicas, de pesquisa e regulação relacionada à classificação de raças de milho com o intuito de avaliar a linha de base das raças do Peru.
As pesquisadoras do InterABio, Flaviane Malaquias Costa e Natalia Carolina de Almeida Silva (representantes do Brasil) e o pesquisador Rafael Vidal Andre (representante do Uruguay) foram convidados oficialmente pelo Ministério para participar de reuniões, bem como realizar uma exposição no seminário internacional: La clasificación racial del maíz en América, dentre os demais representantes internacionais. No seminário foram abordados os seguintes tópicos: contexto e antecedentes da classificação racial do país, metodologia de classificação racial utilizada, número de raças identificadas no país, publicações sobre diversidade e caracterização de raças realizadas, conservação das raças de milho, informações sobre o projeto que se encontra em execução relacionado a classificação racial de milho e breves informações sobre as normas de biossegurança em torno do milho no país.
Nesta ocasião, foram discutidos o conceito de raças de milho e os aspectos metodológicos para padronizar a classificação das raças em nível global, o que permitirá a avaliar e comparar as raças entre os países em projetos futuros. Além disto, foi destacada a importância da elaboração de um projeto internacional para fomentar e fortalecer os projetos de classificação de raças de milho em nível global.
Kommentarer